QUAIS OS PRINCIPAIS MOTIVOS QUE PROVOCAM A PERDA DE CLIENTES?

Atualizado: 20 de dez. de 2021

Fonte da Imagem: Pixels.


Infelizmente toda empresa passa pela perda de alguns clientes periodicamente. Isso é um acontecimento ruim, visto que um dos maiores objetivos de qualquer gestor é ter clientes fidelizados.


Mas frente a essa questão, o que fazer para mudar esse cenário?


Primeiramente, você deve iniciar sua busca na raiz do problema e entender qual é o motivo que origina a perda de clientes da sua empresa. A partir do momento que você tem ciência dos motivos que causam as perdas, você passa a ter a possibilidade de identificar onde está o erro e corrigir o processo.

De acordo com uma pesquisa amplamente divulgada na internet, o principal motivo pelo qual uma empresa perde clientes é por mau atendimento. Confira:


O QUE MOTIVA A PERDA DO CLIENTE


1% - Falecimento

3% - Mudou de endereço

5% - Concorrência

9% - Preço

14% - Má qualidade do produto

68% - Mau atendimento

Como disse a famosa empresária Luiza Helena Trajano em uma entrevista, ela prefere receber a reclamação de um cliente para que ela tenha a oportunidade de corrigir o erro, mas muitas pessoas descontentes mudam de fornecedor sem comunicar a insatisfação.

Exatamente por isso, as empresas devem priorizar o bom atendimento, com as redes sociais o cliente insatisfeito tem o “poder” de impactar uma infinidade de pessoas o que acaba virando uma bola de neve.

Por exemplo: um cliente, ao tentar cancelar a internet de um tablet que não seria mais usado, a operadora foi muito resistente e insistente ao ponto de gerar um desgaste desnecessário para o cliente. Como resultado, esse episódio deixou uma péssima lembrança na mente do consumidor ao ponto de não poder ouvir o nome da operadora sem que imediatamente lembre-se do mal estar que foi gerado durante todo o processo.


Nesse momento deveria entrar a sensibilidade do atendente e/ou do supervisor em perceber que o cliente já havia tomado a decisão de cancelamento.

É importante entender o motivo que levou a sua empresa a perder o cliente e identificar o que poderá ser feito para evitar novas perdas. A melhor forma de agir é: Entenda rápido e corrija rápido!