QUAL O EFEITO DA EMPATIA NOS NEGÓCIOS?

Atualizado: 4 de jan.



Fonte da Imagem: Pixabay.


Vamos entender qual o significado da empatia.


Empatia é a capacidade para sentir o que outra pessoa sentiria, caso você estivesse na mesma situação.


Empatia gera entendimento. Entendimento e compreensão são benefícios que podem ser obtidos com a empatia no ambiente de trabalho, além da melhorar a produtividade, aumentar a satisfação do cliente e a redução do stress.

O conceito de empatia pode ser dividido em três partes:


AFETIVA - está relacionado a compreensão do estado emocional do outro.


COGNITIVA - é a parte que entende sobre o que a pessoa compreende a partir destes sentimentos.


COMPORTAMENTAL - é quando você parte para a prática. É o agir em função do outro.

A empatia deve ser aplicada em todos os níveis, com os colaboradores, fornecedores e com os clientes, podendo melhorar o clima organizacional, o relacionamento com o cliente, a gestão de pessoas, e permitir identificar os pontos fortes e fracos da organização.


O empresário precisa ter a capacidade de colocar-se no lugar do cliente e ver o mundo através dos olhos de quem vai utilizar seu produto, serviço ou mercadoria, e tentar entender o estado emocional e as motivações por trás das respostas da outra pessoa.